O atual edifício Slater & Gordon na rua 485 Latrobe em Melbourne, Austrália, recebeu a intervenção de uma instalação lumínica realizada por NDYLIGHT. Este edifício se caracteriza principalmente por ter uma alta, mas estreita galeria, sendo rodeada por escritórios nos lados norte e sul, e uma estrutura de vidro desde o oeste para o leste.
Em 2011, a equipe de arquitetos propôs a idéia de criar um espaço de arte dentro desta galeria. Depois da realização de um concurso de projeto em conjunto com a equipe de arquitetos, o encargo consistia em criar um elemento único de luz que fosse visível tanto no dia como na noite, e que obedecesse as necessidades de serviço: limpeza na fachada transparente, e NDYLIGHT realizou a proposta mais pertinente para este espaço interno: uma instalação de luz no espaço chamada “aguacero”.
Uma linguagem perfeita se apresentou neste espaço, relacionado ao projeto, a escala e a simplicidade. Levando em consideração a infra-estrutura, e a maneira mais eficaz de realizar esta instalação, a instalação se baseou em utilizar uma rede de catenárias que se estendesse desde a fachada externa até a fachada interna, para pendurar nesta rede elementos de luz: auréolas de néon.
Deste modo, se buscou maximizar o alcance e as repercussões, mantendo uma linguagem simples, um design potente, e o mais importantes, um baixo custo que repercutiu em uma alta densidade no espaço e por assim ser, um grande impacto e/ou efeito visual.
O conceito s projetou sob o conceito “abstrato: desligado das gotas de água individuais que entrem em um grupo de invisíveis”. Com um total de vinte pares de anéis concêntricos luminosos, se buscava interpretar cada par de anéis como um única gota de água, e por meio da expansão vertical (dada as propriedades físicas do espaço), se introduziu uma terceira dimensão à instalação.
Cada aureola individual esta concebida por um tubo de néon de cor azul, material que foi selecionado principalmente pela sua intensa luminosidade, e pela capacidade de ser vista tanto de dia como de noite. Entretanto, o mais importante depois de selecionar este tipo de iluminação, e a qual repercutiu no público, foi que cada anel era percebido em 360, permitindo as pessoas olharem de qualquer perspectiva.
Fonte: Illuminet